quinta-feira, 25 de setembro de 2008

ALMUGUE

ALMUGUE ( VER PINHEIRO DO LÍBANO)

PRESUME-SE QUE SEJA O “santalum álbum” DA ORDEM “santalum”, É UMA ÁRVORE PEQUENA E FRONDOSA, SUA MADEIRA , SEGUNDO JOSEFUS, SE PARECE COM A FIGUEIRA ( ANTIGUIDADES 8.7,1). NAS ESCRITURAS SAGRADAS APARECE EM I REIS 10.11,12: II CRONICAS 9.10-11 E 2.8

ERA ÁRVORES ODORÍFERA E SE QUEIMAVA SUA MADEIRA PARA PERFUMAR TEMPLOS, TANTO NA CHINA COMO NA ÍNDIA. ISRAEL IMPORTAVA SUA MADEIRA QUE VINHA DE NAVIO DE OFIR. NO REINO DE SALOMÃO FOI USADA PARA FABRICAR INSTRUMENTOS MUSICAIS COMO HARPAS E SALTÉRIOS.

O LEITOR Zizzo Bettega enviou-me estas informações por e-mail sobre o TIRZAH:
" Quanto ao tirzah, já me interessei antes por este pinheiro resinoso. (me parece que Tirzah era o prenome da irmã de Ben-Hur naquele belo filme) Em especial porque na década de 80 quando arqueólogos sub-aquáticos descobriram um porto em Kafarnaum(03-12-1986), e depois anos mais tarde um barco de pescadores nos arredores em surpreendente estado, que apelidaram o barco de Pedro e André. O nome deste pinheiro que medrava naquelas margens veio à tona novamente, e eu me interessei até em obter os pinhões resinosos e comestíveis que esta árvore produz para tentar plantá-los como se faz com os de bonsai. Parece-me que a madeira é realmente muito própria para a carpintaria naval. Pelo que me lembro foram feitos testes na madeira deste barco para atestar a contemporaneidade com a época dos apóstolos pescadores de homens e pelo que me lembro foi confirmado o uso da madeira deste pinheiro logo em seguida, sendo o barco da mesma época, um século para mais ou menos pelo que me lembro. Daí que a curiosidade em experimentar plantar esta por aqui."

Nenhum comentário:

Postar um comentário