quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CEBOLA /ALHO

CEBOLA
NOME CIENTÍFICO “alium cepa” , PLANTA DE RAIZ BULBOSA, MUITO CONSUMIDA PELOS EGÍPCIOS DE ONDE OS HEBREUS ADQUIRIRAM ESTE HÁBITO ALIMENTAR. (HERÓDOTO 2.125) NÚMEROS 11.5

Números 11:5
Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.
Originária do centro da Ásia, a cebola é o principal condimento utilizado pelos brasileiros e, de modo geral, pela maioria dos povos. A cebola chegou ao continente europeu, de onde foi trazida para as Américas pelos primeiros colonizadores. No Brasil, era cultivada, inicialmente, apenas nos estados da Região Sul, mas, aos poucos, foi se expandindo e atualmente é cultivada desde o Nordeste até o extremo sul do país.
Trata-se de uma planta anual, para produção de bulbos, e bienal, para produção de sementes. O bulbo é formado pela bainha das folhas, que se tornam carnosas e suculentas, sobrepondo-se umas às outras e recobertas, exteriormente, por escamas secas, de coloração amarela, roxa ou branca, dependendo da variedade.A cebola contém 87,5% de água e é composta de proteína, cálcio, flavonóides e vitaminas. Esta cultura se desenvolve melhor em solos bem profundos, bem drenados e ricos em matéria orgânica e se adapta melhor em regiões de clima temperado ou subtropical e não suporta solo encharcado.
O plantio é feito por mudas ou pequenos bulbos, cultivados em semeadeira por cerca de 40 dias. A adubação deve ser feita antes do plantio e repetida após 30 dias. A colheita é feita quando as folhas começam a amarelar e a ficar secas. O tempo que a cebola leva para completar esse processo varia para cada espécie.
ALHO
PALAVRA HEBRAICA "shom", CIENTIFICAMENTE É CHAMADA DE "allium sativum", PERTENCE AO GENERO DAS CEBOLAS, TENDO UM GOSTO E ODOR MAIS FORTE.


PLANTAÇÃO DE ALHO




ERA CULTIVADA NA ASIA CENTRAL, MEDITERANEO E NO EGITO. OS EGÍPCIOS ERAM APRECIADORES DESTA PLANTA DE BULBO COM "dentes", SENDO QUE NO PERÍODO QUE OS HEBREUS VIVIAM NO CATIVEIRO ADQUIRIRAM O HÁBITO ALIMENTAR DE COMER CEBOLA E ALHO



2 comentários: