quarta-feira, 24 de setembro de 2008

OLIVEIRA

TRADUÇÃO DO HEBRAICO "es shemen"

NOME CIENTÍFICO : "olea europea L."

É UMA OLEÁCEA DO MEDITERRÂNEO, PRODUZ O FRUTO CHAMDO AZEITONA E DESTA SE EXTRAI O AZEITE DE OLIVA.

CARACTERISTICAS: TRONCO GROSSO E TORTUOSO, SUAS FOLHAS SÃO CINZAS, CHEGA A MEDIR 15 METROS DE ALTURA, SUAS FLORES SÃO BRANCAS, PODENDO SER HEMAFRODITAS OU NÃO.

HÁ VARIAS ESPÉCIES DE OLIVEIRAS, HAVENDO ESPÉICES DE OLIVEIRAS MAIS APROPRIADAS PARA RPDOUÇÃO DE FRUTO E OUTRAS APROPRIADAS A PRODUÇÃO DO AZEITE.

A OLIVEIRA É CONHECIDA COMO UMA ÁRVORE DE GRANDE LONGEVIDADE, PODENDO VIVER POR MILÊNIOS, COMO O JARDIM DAS OLIVEIRAS EM JERUSALEM QUE TEM ÁRVORES DA EPOCA DE CRISTO.

A OLIVEIRA QUANDO VELHA DÃO REBENTOS DAS SUAS RAÍZES QUE NASCEM JUNTO AO TRONCO ( SALMOS 128.3)

A MADEIRA DE OLIVEIRA FOI USADA PARA FABRICAR QUERUBINS NO ORÁCULO DE SALOMÃO ( I REIS 6.23,26) E NA CONSTRUÇÃO DAS PORTAS DO ORÁCULO DO TEMPLO ( I REIS 6.31-33)

OS JUDES, TALVÉS CLASSIFICAVAM O "oleastro" COMO OLIVEIRA, ESTA ÁRVORE PRODUZ UM ÓLEO INFERIOR AO AZEITE E QUE CRESECE ABUNDANTEMENTE NO HEBROM, TABOR E SAMARI, SENDO COMUM NA REGIÃO DO MAR MORTO ( NEEMIAS 8.15).


esta arvore de oliveira, no monte das oliveiras, testemunhou a presença de Jesus e é bem possível que foi tocada pelo Senhor.


A OLIVEIRA ERA COMUM EM ISRAEL ( ÊXODO 23.11: JOSUÉ 24.13: JUIZES 15.5; I SAMUEL 8.14) NA ASSÍRIA ( II REIS 18.32)

EM ROMANOS 11.17, 24 O APÓSTOLO PAULO FAZ ALUSÃO AO PROCESSO DE ENXERTIA MUITO COMUM E NECESSÁRIO NAS LAVOURAS DE OLIVEIRA.

A COMPARAÇÃO QUE PAULO FAZ É O PROCESSO INVERSO DO PRATICADO NA AGRICULTURA. POIS NA AGRICULTURA "o cavalo" ( PARTE DA RAIZ E TRONCO) É BRAVO E O "GARFO" ( PARTE A SER ENXERTADA) É OLIVEIRA DE QUALIDADE, ASSIM ESTA ÁRVORE PRODUZIRÁ MELHORES FRUTOS QUANDO CRESCER.

TALVES PAULO NÃO COMPREENDE-SE BEM O PROCESSO DE ENXERTIA, OU TALVEZ ALGUM MÉTODO EXPERIMENTAL USADO NOS SEUS DIAS FOSSE PRATICADO TIRANDO RAMOS BOM E ENXERTANDO RAMO BRAVO, MAS ESTAS HIPÓTESES PARECEM MENOS PROVAVEL DO QUE A TESE DE QUE PAULO, CONHECIA O PROCESSO DE ENXERTIA, MAS FEZ UMA COMPARAÇÃO FORÇADA SOBRE O PROCESSO DE ENXERTIA A FIM DE ILUSTRAR O SEGUINTE:

DEUS É A RAIZ, OS RAMOS ORIGINAIS ERAM OS JUDESU, COMO OS JUDEUS REJEITARAM DEUS, ELES FORAM ARRANCADOS E NÓS OS CRISTÃO FOMOS ENXERTADOS EM DEUS, ORA A RAIZ DE FATO ALIMENTA OS RAMOS E É ESTE O PONTO QUE PAULO QUER ENFATIZAR. SEM A RAIZ, TODOS OS RAMOS MORREM.


TODA COMPARAÇÃO E ANALOGIA NÃO É PERFEITA E NEM TODOS OS ELEMENTOS DE UMA PARÁBOLA OU ILUSTRAÇÃO PODE SER APLICADO E INTERPRETADO PARA AS VERDADES ESPIRITUAIS E VICE-VERSA.

PORTANTO, O HERMENEUTA ( INTERPRETADOR) PRECISA FICAR ATENTO SOBRE ESTES CUIDADOS NA HORA DE ESTUDAR OS TEXTOS BÍBLICOS.

OS INIMIGOS DA BÍBLIA, OS LEIGOS E OS INCRÉDULOS PENSAM QUE AS ESCRITURAS CONTEM ERROS. UM DELES EU LI NA INTERNET EM UM FORUM DE DEBATES DIZENDO:
"a biblia contem vários erros de botanica, ao contrario da biblia de Satanás de Antony Szandor Lavey que não contém um erro sequer de botanica."

ESTES SÃO OS TAIS QUE A PALAVRA DE DEUS ADVERTE:


"Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? ( I CORINTIOS 1.19-20)

NOS MESMOS MOLDES DA COMPARAÇÃO TEMOS O CASO DE JESUS TER DITO QUE A MOSTARDA É A MENOR SEMENTE, QUNADO TECNICAMENTE ELA NÃO É A MENOR SEMENTE, MAS JESUS USOU DE UM PROVÉRBIO HABITUAL QUE OS JUDEUS EMPREGAVAM PARA ASSOCIAR ALGO COMO PEQUENO, ELES DIZIAM:"PEQUENO COMO SEMENTE DE MOSTARDA."

AS OLIVEIRAS POR MELHOR VARIEDAAE QUE SEJA SE NAO PASSAR POR TRATOS CULTURAIS TORNA-SE SELVAGEM.

QUANDO NOÉ SOLTOU UMA BOMBA PARA VÊ SE AS ÁGUAS HAVIAM BAIXADA, ELA RETORNOU COM UM RAMO DE OLIVEIRA NO BICO, INDICANDO QUE AS ÁGUAS JÁ HAVIAM BAIXADO NAS IMEDIAÇÕES ( GÊNESIS 8.11), ALIÁS, UMA POMBA COM UM RAMO DE OLIVEIRA NO BICO TORNOU-SE SÍMBOLO DE PAZ E MISSÕES.

RAMOS DE OLIVEIRA E SIMBOLO BIBLICO DE ABUNDANCIA, BELEZA, FORÇA E BENÇÃO ( SALMOS 52.8; JEREMIAS 11.16; OSEIAS 14.5)

NO LIVRO APÓCRIFO DE JUDITE MOSTRA AS MULHERES FAZIAM GRINALDAS COM OLIVEIRAS POR OCASIÃO DAS FESTAS ( JUDITE 15.13).

NO INICIO DOS JOGOS OLIMPICOS, OS VENCEDORES RECEBIAM COROA FEITA COM RAMOS DE OLIVEIRA.

Um comentário:

  1. Muito bom: mas o que me chamou a atenção é como vc chama judeu de 'jude'; isso me lembra os nazista . Acho meio depreciativo..

    ResponderExcluir