quarta-feira, 24 de setembro de 2008

ROMÃ/ROSA

ROMÃ

TRADUÇÃO DO HEBRAICO "rimmon"

NOME CIENTÍFICO :"punica granatum"

CARACTERISTICAS : ÁRVORE DE CERCA DE 4 METROS, CUJOS GALHOS POSSUEM ALGUNS ESPINHOS, OS FRUTOS TEM CASCA DURA E DE COR VERMELHA, CONTENDO NO SEU INTERIOR INUMERAS SEMENTES COBERTAS COM UMA POLPA. O SEU TAMANHO EQUIVALE AO DE UMA LARANJA. CONSIDERADA PLANTA ORNAMENTAL PARA PARQUES E JARDINS, SUAS SEMENTES TEM PROPRIEDADES MEDICINAIS POIS CONTEM ÁCIDO GÁLICO E TANINO, SUAS RAIZES SERVEM COMO VERMÍFUGO, SUAS FOLHAS PARA A LAVAGEM DOS OLHOS E A CASCA COMO ANTISEPTICO PARA GARGAREJOS BUCVAIS. SUA REPRODUÇÃO PODE SER FEITA POR SEMENTES, ENXERTIA, OU MERGULHA, QUANDO ADULTA CHEGA A MEDIR DE 2 A 5 METROS.

ROMÃ ERA BASTANTE CULTIVADAS EM ISRAEL E ADJACÊNCIAS ( NUMEROS 13.23; 20.5; DEUTERONOMO 8.8; I SAMUEL 14.2, CANTARES 4.3-13; 6.7, 11; 8.2; JOEL 1.2; AGEU 2.19 )

ROMÃS ENFEITAVAM O TEMPLO DE ISRAEL ( I REIS 7.20; II REIS 25.17; II CRONICAS 3.16)



NA TUNICA DO SUMO SACERDOTE HAVIA ROMÃS NA BAINHA ( ÊXODO 28.33,34; 39.26). EM ISRAEL SE FAZIA LICOR DE ROMÃ ( CANTARES 8.2)


ROSA

A palavra hebraica “habasseleth” que aparece em Cantares de Salomão 2.1 e Isaías 35.1 que foi traduzida por ‘ROSA DE SAROM” em várias versões bíblicas, está apoiada por diversos doutores judaicos da idade Média.

Tristão, por sua vez, juntamente com o TARGUM (livro de tradições judaicas) traduziram esta palavra“habasseleth” como sendo a planta de NARCISO ( Narcissus tazzeta) que abundavam nas planícies de Sarom.

Outros traduzem esta palavra hebraica como sendo o ACAFRÃO ( coclhicum autumnale) esta tradução baseia-se na etimologia da palavra “habasseleth” que possui semelhança com uma palavra siríaca.

Alem do Narciso e do Açafrão outros intérpretes consideram que esta palavra hebraica designa a “cyperus syriacus”, uma planta que se encontra em NAHR EL-AUJAH na região de Sarom.


A rosa legítima, não era natural da palestina, mas da Média e da Pérsia sendo posteriormente transplantada para as terras bíblicas.

2 comentários:

  1. Seu Bloq é muito lindo, eu gosto de saber a origem das frutas.
    Como a Romã é muito antiga, Será que você sabe a Familia Botanica dela?
    Obrigada pelas informaçôes.

    Atenciosamente, Beatriz

    ResponderExcluir
  2. Estou vendo que voce descreve a botânica. será que poderia explicar se joao batista se alimentava de inseto(gafanhoto)ou era algum tipo de planta que recebia esse nome?

    ResponderExcluir