quinta-feira, 25 de setembro de 2008

ABOBOREIRA

A PALAVRA "aboboreira" APARECE 4 VEZES NAS ESCRITURAS SAGRADAS E É NO LIVRO DE JONAS:
Jonas 4:6
E fez o SENHOR Deus nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.
Jonas 4:7
Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou.
Jonas 4:9
Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.
Jonas 4:10
E disse o SENHOR: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;


Jonas 4 - Depois de tudo Jonas continuava a agir sem amor. Porque?Por que em seu coração o amor pelas coisas materiais era maior do que seu amor pelas pessoas.
v.6 - Jonas se alegra com uma aboboreira que lhe fazia que lhe fazia sombra.
Vv.8,9 - Jonas fica irado com a morte da aboboreira e deseja morrer. ( extraido do sitehttp://www.ieqvilacarol.com.br/htms/o%20_perigo_de_nao_obedecer_a_deus.)

INTRODUÇÃO E QUESTIONÁRIO

POR TÉOLOGO VALDEMIR MOTA DE MENEZES



O APROFUNDAMENTO NO CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS NOS LEVA A OLHAR ATENTAMENTE PARA AS PLANTAS CITADAS NAS ESCRITURAS, INCLUSIVE UMA ANÁLISE PROFUNDA DEMONSTRA QUE A BOTÂNICA BÍBLICA NOS DÁ RAZÕES PARA ACREDITAR AINDA MAIS NA BÍBLIA COMO UM LIVRO, NO MÍNIMO HISTORICAMENTE CORRETO.

SE A BÍBLIA FOSSE UMA FABULA INVENTADA POR RELIGIOSOS PARA DOMINAR O POVO, CERTAMENTE HAVERIA ERROS BOTÂNICOS IRREPARÁVEIS E QUE OS ESTUDIOSOS PERCEBERIAM A FARSA HISTÓRICA QUE É A BÍBLIA. MAS NÃO É ASSIM...

ATRAVÉS DAS PLANTAS CITADAS NA BÍBLIA, PERCEBEMOS QUE O TIPO DE VEGETAÇÃO CITADA NA BÍBLIA CORRESPONDE COM O MATERIAL ORGÂNICO QUE ENCONTRAMOS NA REGIÃO DE ISRAEL, PORTANTO PARA AQUELES QUE GOSTAM DE ENTENDER ALÉM DE CRER, ESETE BLOG SERÁ UM INSTRUMENTO PARA ALICERCAR SUA FÉ EM DEUS E NA BÍBLIA


"A NATUREZA É UMA ESCRITA ONDE DEUS ASSINA SUA PRESENÇA NO UNIVERSO, OS BRUTOS NÃO CONSEGUEM LER, MAS OS SÁBIOS ENTENDERÃO..."

AGRICULTURA

FERRAMENTAS
VINHA


CELEIRO


LOCAL RESERVADO PARA GUARDAR CEREAIS

SALMOS 144.13
JOEL 1.17
MATEUS 3.12



ESTERCO

O ESTERCO É CITADO NA BÍBLIA COMO COMBUSTIVEL PARA COZER PÃO ( EZEQUIEL 4.12 A 16, AINDA HOJE SE USA ESTERCO NO ORIENTE MEDIO COMO COMBUSTIVEL EM LOCAIS ONDE É RARO A MADEIRA. AS SUJEIRAS DAS CIDADES E DAS ESTRADAS, INCLUINDO OS ESTERCOS ERAM DEPOSITADOS EM SÍTIOS PARA SEREM QUEIMADOS ( NEEMIAS 2.13)

O ESTERCO TAMBÉM ERA USADO NOS DIAS BÍBLICOS NO MESMO MODO QUE NOS DIAS MODERNOS COM ADUBO PARA AS PLANTAS. EM VOLTA DAS RAIZES APLICAVA-SE ADUBOS DE ESTERCO PARA QUE AS ÁRVORES FRUTÍFERAS OBTIVESSE SAIS MINERAIS PARA MELHOR PRODUÇÃO DE FRUTOS.


AS FEZES DE OVINOS, CAPRINOS, BOVINOS, E CAMELOS ERAM USADOS TAMBÉM NO CULTO PESSOAL, QUANDO UM JUDEU ESTAVA AMARGURADO DE CORAÇÃO ELE SENTAVA NO ESTERCO E FAZIA AQUELA ORAÇÃO DE HUMILHAÇÃO DIANTE DE DEUS (1 Sm 2.8 - Sl 113.7 - Lm 4.5).



o esterco de animais de criação é um excelente adubo orgânico.


AGRICULTURA

A palavra agricultura é usada genericamente para designar a produção de alimentos utilizando o solo para plantação e criação.
A palavra hebraica traduzida como “lavoura” é “adama” com em II Crônicas 26.10 e em grego a palavra usada na Bíblia para designar a mesma palavra é “georgion” como em I Corintios 3.9

Quem trabalha com agricultura é lavrado e as Escrituras Sagradas cita a palavra lavrador em:
Gênesis 9.20
Jeremias 31.24
Jeremias 51.23
Mateus 21.33-41
João 15.1
Tiago 5.7

Deus determinou várias leis agrárias para o povo de Israel, haja vista que o povo de Israel era um povo pastoril, vemos que a origem do povo de Deus era de homens que cuidavam de rebanhos como Abraão. Davi era pastor de ovelhas.

Os primeiros humanos também se dedicavam a criação de ovelhas e a plantação com lemos em Gênesis sobre Caim e Abel. Aliás, a vocação humana é para o trato com a terra, Deus ao criar o homem plantou um jardim no Éden e deu como missão do homem cuidar e lavrar a terra.
Caim foi o primeiro agricultor
Gênesis 4.2

No calendário judaico o ano agrícola começava com o outono, logo após o verão, quando as primeiras chuvas amaciavam o solo seco pelo calor do verão.

As festas judaicas eram de cunho agrícola como as festas dos Pães Asmos, Pentecostes e festa dos Tabernáculos
Êxodo 23.14-14
Deuteronômio 16.16

O princípio moderno da Agronomia que reza ser necessário a rotatividade da safras estão ensinados em êxodo 23.10, onde Deus determinou que a casa sete anos, um ano a terra deveria descansar, não devendo ser feito nenhuma plantação naquele ano para que o solo pudesse se recuperar

Enquanto o Egito dependia da irrigação do rio Nilo e dos ciclos de enchente e vazante, o Estado de Israel era dependente das chuvas

Os maiores inimigos da agricultura israelense nos tempos bíblicos eram:

Pilhagem – Devido as constantes conflitos com as nações vizinhas, quando os soldados inimigos chegavam nas lavouras a saqueavam.


pilhagem dos caticais do templo de Deus em Israel pelos babilonios

Gafanhotos: Este tipo de inseto era um das principais pragas que arrasavam a agricultura, os gafanhotos costumavam atacar em nuvens com milhões de indivíduos que devoravam tudo

Clima – tanto a seca quanto os ventos quentes, chamados “siroco” causavam a morte prematura das plantações, diminuindo a safra.

Solo – o solo rochoso de Israel e mais as áreas desérticas impossibilitavam a produção de alimentos em todo o território

Doenças – Apesar de não ser um inimigo comum na agricultura israelita, ainda assim era um mal que podia prejudicar a colheita.

Em Israel havia quatro tipos de produção na agricultura dos tempos bíblicos, sendo elas:
Vinha – os israelitas tinham como grande relevância a plantação de vinha e das uvas extraiam o suco, a uva passa, e o vinho que serviam de alimentos.

Olivas – a plantação de oliveiras era muito comum em Israel, sendo o clima e solo da região propício para este tipo de lavoura.

Grãos – Vários tipos de grão como o milho, cevada e trigo eram cultivados pelos povos da Palestina

Gado – a criação de gado, principalmente os ovinos e caprinos eram os mais comuns nas terras rochosas de Israel.

AÇAFRÃO




UM VERSICULO DA BÍBLIA CITA O ACAFRÃO


Cânticos 4:14
O nardo, e o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias






NOME CIENTÍFICO: Crocus sativus.
CARACTERISTICAS:


PLANTA HERBÁCEA, FOLHAS COMPRIDAS DE COR ROXA, BULBOSA, AS FLORES PODEM SER AMARELAS OU VERMELHAS


UTILIDADE: USADA COMO CORANTE, AROMATIZANTE E CONDIMENTO, SERVE PARA FAZER CHÁ


USO MEDICINAL

SERVE PARA COMBATER HEMORRÓIDAS, HISTERIA, ASMA, CALCULOS DOS RINS, FIGADOS E BEXIGA

AÇUCENAS / LÍRIOS



EM HEBRAICO CHAMA-SE : "shushan", " shoshan" E "shoshannah" E EM GREGO CHAMA-SE: "krinon". A DEFINIÇÃO MODERNA E CIENTÍFICA ATUAL É MAIS DETALHISTA, CATALOGANDO AS PLANTAS MAIS ESPECIFICADAMENTE, PÓREM, NOS DIAS BÍBLICOS OS POVOS CHAMAVAM VÁRIAS PLANTAS PELO MESMO NOME.




AS AÇUCENAS SÃO TAMBÉM CHAMADAS DE LÍRIOS DOS VALES, PORQUE CRESCIAM NOS VALES, TAMBÉM SE PROPAGAVA NOS CAMPOS E BEIRA DOS RIOS.




Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales. ( CANTARES 2.1)



E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam ( MATEUS 6.28)




AS AÇUCENAS TAMBÉM ERAM ENCONTRADAS NOS PASTOS E ENTRE ESPINHOS, SENDO ALIMENTO DE OVELHAS E GAZELAS.




O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios (CANTARES 2.16)




Os teus dois seios são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios. (CANTARES 4.5)




Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele apascenta entre os lírios. (CANTARES 6.3)




Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas. (CANTARES 2.2)




AS AÇUCENAS TEM PERFUME SEMELHANTE A MIRRA . AS AÇUCENAS OU "lirios" SÃO CITADOS POR JESUS COMO DE UMA BELEZA TAL QUE NEM SALOMÃO EM SEU EXPLENDOR SE VESTIA TÃO MAGNIFICAMENTE.





E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. ( MATEUS 6.28-29)




HÁ UMA DISCUSSÃO SOBRE QUE TIPO DE PLANTA JESSU ESTA SE REFERINDO.


A LOTUS - HERODOTO, TRADUZIU O NOME EGÍPCIO DE NOME "aeshnin" POR "krinon" ( AÇUCENAS), OUTRAS PLANTAS QUE PODEM SER A CITADA POR JESUS SÃO:


ÍRIS, TULIPIAS, ANÊMONA, RAINUNCULO, LÍRIO VERMELO, LÍRIO VERDADEIRO, JACINTOS, LIRIO DE HULE, VIOLETA ESCURA, ANÊMONA CORONARIA E OUTROS TIPOS DE LILÁCEAS.






TRISTÃO, VIAJANTE DA ANTIGUIDADE ACREDITA QUE ESTA PLANTA CITADAD POR JESUS EM MATEUS 6.29 É A ANÊMONA CORONARIA ( COR VERMELHA), POIS ELA É COMUM NA PALESTINA.




THOMSON ACREDITA QUE A PLANTA DE MATEUS 6.29 SEJA O LIRIO HULE, PORQUE ELA É COMUIM NAS MONTANHAS DE NAZARÉ.








Êxodo 25:31
¶ Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pé, as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores serão do mesmo.
Êxodo 25:33
Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, uma maçã e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro.
Êxodo 25:34
Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores;
Êxodo 37:17
Fez também o candelabro de ouro puro; de obra batida fez este candelabro; o seu pedestal, e as suas hastes, os seus copos, as suas maçãs, e as suas flores, formavam com ele uma só peça.
Êxodo 37:19
Numa haste estavam três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; e na outra haste três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; assim eram as seis hastes que saíam do candelabro.
Êxodo 37:20
Mas no mesmo candelabro havia quatro copos do feitio de amêndoas com os seus botões e com as suas flores.
Números 8:4
E era esta a obra do candelabro, obra de ouro batido; desde o seu pé até às suas flores era ele de ouro batido; conforme ao modelo que o SENHOR mostrara a Moisés, assim ele fez o candelabro.
.
Cânticos 5:13
As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como flores perfumadas; os seus lábios são como lírios gotejando mirra com doce aroma.
Cânticos 6:2
O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de bálsamo, para apascentar nos jardins e para colher os lírios.
Cânticos 7:2
O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como montão de trigo, cercado de lírios.


























ABROLHOS ( ESPINHOS E URTIGAS)

SEIS PALAVRAS HEBRAICAS DESIGNA UMA SÓ PALAVRA EM GREGO PARA ESTAS PLANTAS. AQUI VEMOS MAIS UM PROBLEMA DA LINGUISTICA, QUNADO UMA PALAVRA EM UMA LINGUA PODE TER VÁRIOS SENTIDOS EM OUTRA, RAZÃO PORQUE É TÃO DIFÍCIL TRADUZIR FIELMENTE UMA PALAVRA NO MESMO SENTIDO DO ORIGINAL, MAIOR DIFICULDADE AINDA PORQUE ESTAMOS TRATANDO DE TESXTOS ESCRITOS HA 2, 3 E ATE 4 MIL ANOS ATRÁS.
brakan - TRAZUDIZA POR ESPINHOS DE PEDREGAIS
Então disse Gideão: Pois quando o SENHOR der na minha mão a Zeba e a Salmuna, trilharei a vossa carne com os espinhos do deserto, e com os abrolhos. ( JUIZES 8.7)

shamir - TRADUZIDA POR ESPINHOS QUE CRESCEM EM VINHAS

Porque a impiedade lavra como um fogo, ela devora as sarças e os espinheiros; e ela se ateará no emaranhado da floresta; e subirão em espessas nuvens de fumaça ( ISAIAS 9.18)
akantha - TRADUZIDA POR ÁRVORE ESPINHOSA
Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada ( HEBREUS 6.8)
sirdap - TRADUIZIDA POR URTIGA
sarab - TRADUZIDA POR SARÇAS
E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde. ( EZEQUIEL 2.6)
silon - TRADUZIDA POR ESPINHO QUE CAUSA DOR
E a casa de Israel nunca mais terá espinho que a fira, nem espinho que cause dor, entre os que se acham ao redor deles e que os desprezam; e saberão que eu sou o Senhor DEUS.(EZEQUIEL 28.24)
heldek - TRADUZIDA POR TOMATEIRO, SEBE DE ESPINHOS E MAÇAS DE VARIEDADE ESPINHOSA "solanum melongena", CRESCE NA ÍNDIA E ARÁBIA.
O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que a sebe de espinhos; veio o dia dos teus vigias, veio o dia da tua punição; agora será a sua confusão.( MIQUEIAS 7.4)


Nome cientifico: Tribulus terrestris L.Nome vulgar: Abrolhos; Abrolhos-terrestres; AbromaLocal: Nadadouro
Esta planta anual tem poucos centímetros de altura mas o seu porte prostrado pode conferir-lhe um diâmetro de cerca de 1,5m.
É possível encontrá-la á beira dos caminhos, em terrenos cultivados ou incultos.
Tem folhas opostas paripinuladas e flores amarelas solitárias, de 5 sépalas e 10 estames, que surgem nas axilas das folhas, entre Maio e Outubro.
O seu fruto espinhoso é característico e responsável pelos seus nomes vulgares. Tem 10 espinhos capazes de furar um pneu de bicicleta ou espetar-se nos sapatos e a sua forma dá-lhe o nome em francês de cruz-de-malta.
Como mecanismo de defesa contra a falta de água, as flores fecham as pétalas.
As suas folhas e raízes são usadas com fins medicinais como afrodisíaco, analgésico, antiinflamatório, diurético, etc. ( INFORMAÇÃO EXTRAÍDA DO SITE: asminhasplantas.blogspot.com )

ABSINTO

PLANTA QUE EM HEBRAICO SE CHAMA "laanah" E EM GREGO "apsinthos", PERTENCE AO GÊNERO DA ARTEMISIA COM CERCA DE 180 ESPÉCIE. ABISINTO É SÍMBOLO DE :
INJUSTIÇA
Vós que converteis o juízo em alosna, e deitais por terra a justiça ( AMÓS 5.7)
PUNIÇÃO
Portanto assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que darei de comer losna a este povo, e lhe darei a beber água de fel. ( JEREMIAS 9.15)
SOFRIMENTO
Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. ( LAMENTAÇÕES 3.19)

SÃO NOVE PASSAGENS BÍBLICA QUE FALA SOBRE O ABSINTO OU LOSNA:

Deuteronômio 29:18
Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do SENHOR nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz que dê veneno e fel;
Provérbios 5:4
Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.
Jeremias 9:15
Portanto assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que darei de comer losna a este povo, e lhe darei a beber água de fel.
Jeremias 23:15
Portanto assim diz o SENHOR dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra.
Lamentações 3:15
Fartou-me de amarguras, embriagou-me de absinto.
Lamentações 3:19
Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel.
Amós 5:7
Vós que converteis o juízo em alosna, e deitais por terra a justiça.
Amós 6:12
Porventura correrão cavalos sobre rocha? Lavrar-se-á nela com bois? Mas vós haveis tornado o juízo em fel, e o fruto da justiça em alosna;
Apocalipse 8:11
E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas

USO NO CULTO PAGÃO:
BEBIDA DEDICADA A DEUSA ARTEMIS NA GRÉCIA ANTIGA
ORIGEM:
É ORIGINÁRIA DA EUROPA E ASIA, POSSUI FOLHAS RECORTADAS E CINZENTA, POSSUI UMA SUBSTÂNCIA CHAMADA TUJONA QUE PODE CAUSAR CONVULSÇOES E ESPASMOS.
REMEDIO:
FOI UTILIZADA COMO PLANTA MEDICINAL PARA COMBATER VERMES.









TEOR ALCOÓLICO:
O ABSINTO TEM COR VERDE CLARA E QUANDO ENVELHICIDA TEM UMA COR CASTANHO CLARO, SEU TEOR ALCOÓLICO É ELEVADÍSSIMO ENTRE 45% A 89% DE TEOR ALCOÓLICO. ESTA BEBIDA FICOU APELIDADE DE "fada verde" DEVIDO O SEU PODER ALUCINÓGENO.



ABSINTO - A FADA VERDE ENGARRAFADA
Absinto é uma bebida que mistura óleo essencial da planta Absinto com mais 15 ervas, tudo dissolvido em alcool 70%. A bebida foi criada em 1792 pelo dr. Pierre Ordinaire, um médico francês radicado na Suiça, que inventou a fórmula para servir de remédio para seus pacientes. Em 1805, o Absinto perdeu seu caráter medicinal e ganhou o status de "bebida nacional" franco-suíça.
Mais do que uma bebida forte, o Absinto é, vamos dizer assim, alucinógena. Seu princípio ativo é uma neurotoxina chamada de "Thujone". Isso somado à boa quantidade de clorofila presente no Absinto, garantiu à bebida o poético apelido de "Fada Verde". Onze entre dez artistas, gênios e loucos do início do século eram amantes de tal fada. Não era raro encontrar figuras como Verlaine, Van Gogh, Picasso e Hemingway, entre outros tantos, sentados à mesa de um café, bebendo Absinto. O ritual era o mesmo: Um pouco de água gelada era derramada sobre uma


Conhecida como losna ou absinto, a "Artemisia absinthium L." apresentasubstâncias poderosas que tanto podem curar como intoxicar.Conheça melhor esta planta antes de usá-la.
Quem já provou um chá de losna conhece a principal característica desta planta: o sabor amargo. E dizem que essa característica foi até citada num provérbio de Salomão que teria declarado: "a infidelidade, ainda que possa ser excitante e doce no seu início, costuma ter um fim amargo como a losna". Na Grécia Antiga esta planta era dedicada à Ártemis, deusa da fecundidade e da caça. Daí a origem de seu nome científico. Popularmente, a losna também é conhecida como absinto, erva-do-fel, alenjo, erva-de-santa-margarida, sintro e erva-dos-vermes. As propriedades aperitivas (estimulante do apetite), vermífugas e estomacais explicam o uso da planta no preparo do vermute e do licor de absinto, entretanto, vale lembrar que a presença de uma substância tóxica - a tuinona - pode produzir efeitos altamente perigosos. Em doses elevadas, os chás e outros preparados a partir desta planta podem provocar tremores, convulsões, tonturas e até delírios. No século XIX, registrou-se vários casos de intoxicações e até mortes provocadas pelo uso de um licor obtido pela maceração do absinto em álcool. Na maior parte das vezes, o licor de absinto era usado como alucinógeno e não com finalidades medicinais.
A "fada verde"O licor de absinto era muito apreciado por famosos poetas e artistas como Van Gogh, Rimbaud, Baudelaire e Toulouse-Lautrec, entre outros. Ao que tudo indica, aquele destilado de ervas cor verde-esmeralda, também chamado de "fada verde", seria o responsável pelo comportamento bizarro de Van Gogh. E, recentemente, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, identificaram nas substâncias presentes nos destilados preparados com losna ou absinto, propriedades capazes de causar convulsões, alucinações, surtos psicóticos; dependendo da dosagem. Além disso, os estudos demonstraram que o uso crônico pode provocar danos neurológicos permanentes. A combinação entre a dosagem de álcool e as substâncias presentes nesta planta pode ser perigosa e, por essa razão, a maioria dos especialistas costuma recomendar o uso da losna ou absinto na forma de infusão (no máximo duas xícaras de chá ao dia) e evitar a extração do sumo por maceração.Planta pertencente à família das Compostas, originária da Europa, a losna (Artemisia absinthium L.) é uma planta herbácea, perene (cultivada muitas vezes como anual), que alcança de 1 a 1,20 m. de altura. Produz folhas recortadas, de coloração verde-acinzentada e flores amarelas, bem miúdas e reunidas em pequenos cachos. Em algumas regiões do Brasil a floração da planta é difícil, principalmente em locais muito quentes ou com sol intenso; por isso, para finalidades medicinais costuma-se utilizar mais as folhas do que as flores.Também é muito importante lembrar que a losna ou absinto (Artemisia absinthium L.) não deve ser confundida com outra planta muito conhecida: o abrótano (Artemisia abrotanum L.) que apresenta folhas mais finas e sabor agradável.
Cultivo e colheitaA losna se propaga por meio de sementes, por divisão de touceiras ou por estaquia. O solo ideal para o cultivo deve ser argilo-arenoso, fértil e profundo. Para o plantio em vasos ou jardineiras, é essencial garantir uma profundidade de 30 cm, mais ou menos. A planta é muito resistente a doenças, raramente é atacada por insetos, porém, é essencial a retirada de ervas daninhas que podem prejudicar o seu desenvolvimento. Recomenda-se cautela com a aplicação de adubos ou fertilizantes (naturais ou químicos), pois o excesso pode prejudicar o aroma da losna. A adição de composto orgânico em doses controladas favorece o cultivo. Se a finalidade da colheita for as folhas, deve-se retirá-las aos primeiros sinais da formação dos futuros órgãos de reprodução, para evitar a perda dos princípios ativos. Caso a finalidade seja obter as flores, a colheita deve ser realizada assim que estas começam a se formar, pois a planta permanece florida por cerca de sete dias e, após esse período, as flores se tornam muito sensíveis, desmanchando-se e caindo com facilidade. Para melhor conservação, a losna pode ser armazenada seca: coloque as folhas e flores estendidas em local ventilado, longe da exposição aos raios solares e depois guarde em caixas de madeira, de preferência.
Usos e cuidados Os componentes responsáveis pelo uso medicinal da losna ou absinto são: um óleo essencial (vermífugo e emenagogo), absintina (responsável pelo sabor amargo), resinas, tanino, ácidos e nitratos. Como planta digestiva e aperitiva, sua ação se dá pelo estímulo à salivação e à produção de sucos gástricos e, por essa mesma razão, não é recomendada para pessoas que apresentam problemas como úlceras e gastrite. Usada corretamente e sem excessos, a infusão da losna pode aumentar a secreção biliar, favorecendo o funcionamento do fígado e, ingerida meia hora antes da refeição, pode agir como estimulante do apetite e auxiliar da digestão. Quanto aos cuidados, não é recomendável o uso por mulheres grávidas e crianças. Além disso, a maceração da planta com álcool, segundo alguns estudos já realizados, apresenta graves perigos, podendo provocar dependência, alucinações e convulsões.
Curiosidades: A palavra "vermute" tem tudo a ver com a losna: significa "warmwurz", ou seja, "raiz quente" e é o nome da losna em alemão. Já em grego, a palavra losna significaria "privado de doçura". A medicina popular desaconselha o uso da losna por mulheres em fase de amamentação, pois a planta "torna o leite amargo".O absinto é famoso desde tempos muito antigos, pelas suas virtudes medicinais, sendo inclusive citado num papiro egípcio que data de 1.600 a.C


ACÁCIA



A PALAVRA ACÁCIA ENCONTRA-SE 41 VEZES NAS ESCRITURAS SAGRADAS
Êxodo 26:15
¶ Farás também as tábuas para o tabernáculo de madeira de acácia, que serão postas verticalmente.

Êxodo 26:37
E farás para esta cortina cinco colunas de madeira de acácia, e as cobrirás de ouro; seus colchetes serão de ouro, e far-lhe-ás de fundição cinco bases de cobre.
Êxodo 27:1
¶ Farás também o altar de madeira de acácia; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e três côvados a sua altura.
Êxodo 27:6
Farás também varais para o altar, varais de madeira de acácia, e os cobrirás de cobre.
Êxodo 30:1
¶ E farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás.
Êxodo 30:5
E os varais farás de madeira de acácia, e os forrarás com ouro.
Êxodo 37:1
¶ Fez também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura de um côvado e meio; e a sua altura de um côvado e meio.
Êxodo 37:4
E fez varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro;
Êxodo 37:10
¶ Fez também a mesa de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.
Êxodo 37:15
Fez também os varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro, para se levar a mesa.
Êxodo 37:25
¶ E fez o altar do incenso de madeira de acácia; de um côvado era o seu comprimento, e de um côvado a sua largura, era quadrado; e de dois côvados a sua altura; dele mesmo eram feitas as suas pontas.
Êxodo 37:28
E os varais fez de madeira de acácia, e os cobriu de ouro.
Êxodo 38:1
¶ Fez também o altar do holocausto de madeira de acácia; de cinco côvados era o seu comprimento, e de cinco côvados a sua largura, era quadrado; e de três côvados a sua altura.
Êxodo 38:6
E fez os varais de madeira de acácia, e os cobriu de cobre.
Isaías 41:19
Plantarei no deserto o cedro, a acácia, e a murta, e a oliveira; porei no ermo juntamente a faia, o pinheiro e o álamo.







CARACTERISTICAS:


EXISTEM CERCA DE 130 ESPÉCIES DE ACÁCIA, PLANTADA EM TODOS OS CONTINENTES, VIVEM CERCA DE 15ANOS, SENDO A ESPÉCIE MAIS PLANTA A "acácia mangium", "saligna" E A "A. mearnsii." EXISTEM VÁRIAS ESPÉCIES DE ACÁCIA COMO: ACACIA SEYAL, TORTILIS, NILOTICA ENTRE OUTRAS. SE ENCONTRAM NA PENÍNSULA DO SIANI, EGITO E PALESTINA. A ACÁCIA TEM ESPINHOS, TRONCO TORTUOSO, FOLHAS BIPINULADAS, PRODUZ BAINHAS COM SEMENTES E ALGUMAS VARIEDADES PRODUZ GOMA ARÁBICA.

ACÁCIA - ÁRVORE ABENÇOADA

A SARÇA QUE PEGAVA FOGO E NÃO SE CONSUMIA ERA UMA ESPÉCIE DE ACÁCIA, UMA PLANTA ESPINHOSA, EM HEBRAICO CHAMADA "seneh" QUE DEU ORIGEM A PALAVRA SINAI. TAMBÉM É CHAMADA EM HEBRAICO "shittim". A "loranthus acaciae" QUE POSSUI FRUTOS E INFLORESCÊNCIAS DE COR VERMELHA, DÃO IMPRESSÃO DE LONGE QUE A PLANTA ESTA PEGANDO FOGO.
ÁRVORE QUE É COMUM NO VALE DO JORDÃO DESENVOLVENDO-SE DO MAR MORTO AO MAR ( LAGO) DA GALILÉIA, RESISTE EBEM NO DESERTO, HAVENDO MUITAS DELAS NO SINAI. A MADEIRA DA ACÁCIA, FOI ESCOLHIDA POR DEUS PARA A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO E DAS PEÇAS DE MOBÍLIA DO TEMPLO MÓVEL DOS HEBREUS.
EXODO 25. VERSICULOS:

5 E peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia
10 Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura
13 E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro.
23¶ Também farás uma mesa de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio
EXODO 26:
15 Farás também as tábuas para o tabernáculo de madeira de acácia, que serão postas verticalmente
26 Farás também cinco travessas de madeira de acácia, para as tábuas de um lado do tabernáculo
32 E colocá-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata.
EXODO 27:
1 Farás também o altar de madeira de acácia; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e três côvados a sua altura.
6 Farás também varais para o altar, varais de madeira de acácia, e os cobrirás de cobre
EXODO 30:

1 E farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás.
5 E os varais farás de madeira de acácia, e os forrarás com ouro
ACÁCIA EM HEBRAICO CHAMA-SE "shittah" E EM ÁRABE "sant". FLÁVIO JOSEFO ESCREVEU QUE A ACÁCIA ERA UMA MADEIRA FORTE ( ANTIGUIDADE 3.6) E HERÓDOTO DIZIA QUE O " sitim" ERA USADO NA CONSTRUÇÃO DE NAVIOS ( HERODOTO 2.96)

ÁLAMO

ALGODÃO

DO HEBRAICO "karpas" É UMA PLANTA QUE PRODUZ FIBRAS BRANCAS OU AMARELADAS, QUE ENVOLVEM SEMENTES, É DO GÊNERO "gossypium", PERTENCE A ORDEM BOTANICA MALVÁCEAS, TENDO FOLHAS LARGAS E VISTOSAS.
O ALGODÃO ERA PRODUZIDO NA PÉRSIA. NA BÍBLIA É CITADO ALGODÃO NO LIVRO DE ESTER 1.6:

As tapeçarias eram de pano branco, verde, e azul celeste, pendentes de cordões (ALGODAO)de linho fino e púrpura, e argolas de prata, e colunas de mármore; os leitos de ouro e de prata, sobre um pavimento de mármore vermelho, e azul, e branco e preto

ALÓES

ALOÉS

TRADUÇÃO DA PALAVRA HEBRAICA “alalim” E “ ahalot”, SEGUNDO ESTUDIOSOS BOTÂNICOS, PODE SER A “agalocha”, POIS É A ESPÉCIE “aquilaria agallocha” CRESCE NO ORIENTE MÉDIO.

ALMUGUE

ALMUGUE ( VER PINHEIRO DO LÍBANO)

PRESUME-SE QUE SEJA O “santalum álbum” DA ORDEM “santalum”, É UMA ÁRVORE PEQUENA E FRONDOSA, SUA MADEIRA , SEGUNDO JOSEFUS, SE PARECE COM A FIGUEIRA ( ANTIGUIDADES 8.7,1). NAS ESCRITURAS SAGRADAS APARECE EM I REIS 10.11,12: II CRONICAS 9.10-11 E 2.8

ERA ÁRVORES ODORÍFERA E SE QUEIMAVA SUA MADEIRA PARA PERFUMAR TEMPLOS, TANTO NA CHINA COMO NA ÍNDIA. ISRAEL IMPORTAVA SUA MADEIRA QUE VINHA DE NAVIO DE OFIR. NO REINO DE SALOMÃO FOI USADA PARA FABRICAR INSTRUMENTOS MUSICAIS COMO HARPAS E SALTÉRIOS.

O LEITOR Zizzo Bettega enviou-me estas informações por e-mail sobre o TIRZAH:
" Quanto ao tirzah, já me interessei antes por este pinheiro resinoso. (me parece que Tirzah era o prenome da irmã de Ben-Hur naquele belo filme) Em especial porque na década de 80 quando arqueólogos sub-aquáticos descobriram um porto em Kafarnaum(03-12-1986), e depois anos mais tarde um barco de pescadores nos arredores em surpreendente estado, que apelidaram o barco de Pedro e André. O nome deste pinheiro que medrava naquelas margens veio à tona novamente, e eu me interessei até em obter os pinhões resinosos e comestíveis que esta árvore produz para tentar plantá-los como se faz com os de bonsai. Parece-me que a madeira é realmente muito própria para a carpintaria naval. Pelo que me lembro foram feitos testes na madeira deste barco para atestar a contemporaneidade com a época dos apóstolos pescadores de homens e pelo que me lembro foi confirmado o uso da madeira deste pinheiro logo em seguida, sendo o barco da mesma época, um século para mais ou menos pelo que me lembro. Daí que a curiosidade em experimentar plantar esta por aqui."

AMÊNDOA / CASTANHA






FRUTO DA AMENDOEIRA OU CASTANHEIRA CHAMADA EM HEBRAICO "shaked", SEU NOME CIENTÍFICO É "amygdalus communis" ALCANÇA CERCA DE 6 METROS DE ALTURA E É ENCONTRADA NO LÍBANO E NO HEBROM, MESOPOTÂMIA.


"Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia" GÊNESIS 30.37






JACÓ MANDOU AMENDOAS DE PRESENTE PARA AS AUTORIDADES DO EGITO


Então disse-lhes Israel, seu pai: Pois que assim é, fazei isso; tomai do mais precioso desta terra em vossos vasos, e levai ao homem um presente: um pouco do bálsamo e um pouco de mel, especiarias e mirra, terebinto e amêndoas (GENESIS 43.11)





AS AMENDOEIRAS DOCES DÃO FLORES ROSAS E AS AMENDOEIRAS AZEDAS DÃO FLORES BRANCAS, POR ISSO AMENDOEIRAS DE FLORES BRANCAS SÃO SIMBOLOS DE VELHICE.


Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça; (ECLESIASTES 12.5)



AMENDOEIRA - SIMBOLO DA VELHICE

AS AMENDOEIRAS ESTÃO ASSOCIADAS A BENÇÃO POR ISSO AS FLORES DE AMÊNDOAS ESTAVAM ADORNADAS NO CANDEEIRO DE OURO DO TABERNÁCULO


Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, uma maçã e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro. Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores; (EXODO 25.33)


A AMENDOEIRA AINDA APARECE COMO SÍMBOLO DO CUIDADO DE DEUS POR SUA PALAVRA


Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la. (JEREMIAS 1.11-12)

A AMENDOEIRA AINDA É SIMBOLO DE RESSURREIÇÃO E VIDA NOVA, POR ISSO ELA BROTOU FLORES NA VARA DE ARÃO.


Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas. ( NUMEROS 17.8)


ANIZ

ANIS OU ENDRO

EM GREGO “anethon”, NOME CINETÍFICO É “pimpinella anisum”, CUJAS SEMENTES SÃO EMPREGADAS NA CULINÁRIA COMO TEMPERO, É SEMELHANTE AO COMINHO

AMOREIRA

AMOREIRA

CHAMADA EM GREGO DE “synaminos” ( Lucas 17.6). ESTA ÁRVORE É USADA PARA CRIAR BICHO DA SEDA, É A “morus negra”, AMOREIR NEGRA. CULTIVA-SE EM LARGA ESCALA NA PALESTINA.

A AMOREIRA É UMA DESIGNAÇÃO GENÉRICA, POIS TaNTO ERA O SICÔMORO, COMO TAMBÉM DESIGNAVA A FIGUEIRA CUJAS FOLHAS ALIMENTAVAM O BICHO DA SEDA.

ÁRVORE

ESPAÑOL
Un árbol en su existencia que no alojó cualquier ave es tan triste como un ser humano que nunca ha hecho bien a los demás.

PORTUGUÊS
Uma árvore em sua existência que não abrigou nenhum pássaro é tão triste como um ser humano que nunca fez o bem para o próximo.





Los cormoranes en Israel.
Los cormoranes son pájaros negros acuáticos. Los que llegan a Israel todos los inviernos buscando un clima más confortable, provienen del oeste de Ucrania, al norte del Mar Negro. Se calcula su cantidad en 20.000, estableciédose la mayoría de ellos en la zona de Hafatzi-Bah cerca de la ciudad de Hedera, en donde pasan las noches sobre los árboles a orilla del río del mismo nombre. Fue allí en donde los filmé el 12/01/08 entre las 15 y 16:30 horas.

ARRUDA

PLANTA COM FOLHAS AZUL-ESVERDEADA COM CHEIRO FORTE, ERA UTILIZADA NA REGIÃO DO MEDITERRÂNEO COMOM REMÉDIO E TEMPERO, SEU NOME EM GREGO É "peganom" E É CITADAS EM LUCAS 11.42 COMO PLANTA QUE OS FARISEUS PAGAVAM O DÍZIMO.

Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras

AZINHEIRA

AZINHEIRA

TRADUÇÃO DA PALAVRA HEBRAICA “tirzah”, CITADA NAS ESCRITURAS UMA SÓ VEZ. EM ISAÍAS 44.14. EM ÁRABE CHAMA-SE “aran”. TALVEZ ESTA ÁRVORE SEJA O “pinus halepensis” O QUE PARECE CORROBOAR JERÔNIMO QUE TRADUZIU PARA “pinheiro.”

OUTRA POSSIBILIDADE É QUE ESTA ÁRVORE SEJA UMA REFERÊNCIA A “quercus ilex”, A PRIMEIRA VERSÃO BÍBLICA EM LATIM, A VULGATA, TRADUZIU PARA “ilex” A PALAVRA “tirzah”.

OS TRADUTORES GREGOS THEODOTION E AQUILA A TRADUZIRAM CARVALHO BRAVO.

CÁLAMO



DO GREGO "lalamos" E NO HEBRAICO CHAMADA DE "keneh bosen" ERA UMA CANA AROMÁTICA TAMBÉM HAVIA A VARIEDADE "kaneh" DA MESMA FORMA, ERA DE CHEIRO AGRADÁVEL. CÁLAMO É PROVAVELMENTE O "andropagom culamus aromaticus".

AS ESCRITURAS DIZEM QUE O CÁLAMO ERA DE CHEIRO DOCE - CANTARES 4.14
O nardo, e o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias.

EMPREGADA NA FABRICAÇÃO DE OLEOS PARA UNÇÕES - ÊXODO 30.33
O homem que compuser um perfume como este, ou dele puser sobre um estranho, será extirpado do seu povo.



USADA EM SACRIFÍCIO - JEREMIAS 6.20 ISAIAS 43.24


Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana( CÁLAMO) aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não me agradam, nem me são suaves os vossos sacrifícios





Não me compraste por dinheiro cana (CÁLAMO)aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqüidades


A CIDADE DE TIRO IMPORTAVA DO OCIDENTE DA ASIA MENOR E DA GRÉCIA, EM JAVÃ - EZEQUIEL 27.19
Também Dã e Javã, de Uzal, pelas tuas mercadorias, davam em troca ferro trabalhado, cássia e cálamo aromático, que assim entravam no teu comércio.

CANA

PLANTA QUE CRESCE EM REGIÕES ALAGADAS COM NAS MARGENS DO NILO. O NOME CIENTÍFICO DESTA PLANTA É "arudo donax", PLANTA ABUNDANTE NO NILO E PALESTINA.
Também o SENHOR ferirá a Israel como se agita a cana nas águas; e arrancará a Israel desta boa terra que tinha dado a seus pais, e o espalhará para além do rio; porquanto fizeram os seus ídolos, provocando o SENHOR à ira - I REIS 14.15

Também os rios exalarão mau cheiro e se esgotarão e secarão os canais do Egito; as canas e os juncos murcharão ISAIAS 19.6

E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos. ISAIAS 35.7

PLANTA ALTA A PONTO DE DÁ SOMBRA PARA O HIPOPOTAMO -

Deita-se debaixo das árvores sombrias, no esconderijo das canas e da lama. JÓ 40.21

FLEXÍVEL QUANDO ENVERGADA PELO VENTO ( I REIS 14.15), MAS FRACA, NÃO SUPORTANDO UMA PESSOA ENCOSTAR-SE NELA SEM QUE QUEBRE.
E saberão todos os moradores do Egito que eu sou o SENHOR, porquanto se tornaram um bordão de cana para a casa de Israel
Tomando-te eles pela mão, te quebraste, e lhes rasgaste todo o ombro; e quando se apoiaram em ti, te quebraste, e lhes fazias tremer todos os seus lombos - EZEQUIEL 29.6-7
QUANDO JESSU FOI ESCARNECIDO, OS SEUS ZOMBADORES COLOCARAM EM SUA MÃO UMA CANA EM VEZ DE UM CETRO. E COM UMA PROVÁVEL COLOCARAM UMA ESPONJA NA PONTA E SERVIRAM VINAGRE PARA JESUS QUANDO PENDURADO NA CRUZ. MATEUS 27.29,30, 48

E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus.E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabeça...
E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber. - MATEUS 27.29-30, 48
A CANA POSSUI HASTE ERETA E LEVE, MUITO USADA NOS DIAS ATUAIS COMO VARA DE PESCARIA.

BALSAQÁRIAS

BALSAMÁRIAS ( VER BACA)

TRADUZIDA EM ALGUMAS VERSÕES COMO AMOREIRA ( I CRONICAS 14.14,15) ESTA PLANTA CRESCIA NOS ARREDORES DE JERUSALÉM. É TRANSLITERAÇÃO DA PALAVRA HEBRAICA “baka”.

BACA

BACA

ÁRVORES QUE DESPREENDE UMA RESINA CRISTALIZADA PARECENDO LÁGRIMAS. O NOME DESTA ÁRVORE SIGNIFICA CHORO.

NA PALESTINA HAVIA UM VALE ONDE HAVIA MUITAS DESTAS ÁRVORES AROMÁTICAS, POR ISSO ERA CHAMADO VALE DO CHORO.
SALMOS 84.6; II SAMUEL 5.22-23; 8.37

CANELA/CÂNFORA

PLANTA CHAMADA EM GREGO DE "kaphoura" E EM MALAIO DE "kapur" EM ÁRABE DE "kafur" E NO HEBRAICO DE "kopher". ESTA PLANTA É CITADA EM CANTARES 4.13 E FOI TRADUZIDA PARA HENA EM VARIAS VERSÕES.

Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes, o cipreste com o nardo

CARVALHO

CASSIA

CARDOS

CINAMOMO

CINAMOMO




CINAMOMO / CANELA




PANTA QUE PERTENCE À ORDEM DOS LOUREIROS, ÁRVORE COMUM NA ARÁBIA, CULTIVADA NO CEILÃO, CUJA MADEIRA ERA ODORÍFICA (CANTARES 4.14; ) NO APOCALIPSE FALA QUE BABILONIA COMERCIALIZAVA: "E canela, e perfume, e mirra, e incenso, e vinho, e azeite, e flor de farinha, e trigo, e gado, e ovelhas; e cavalos, e carros, e corpos e almas de homens. APOC 18.13), A CASCA, DE COR DOURADA, ERA USADA NA PREPARACAO DE ÓLEOS QUE ERA USADO NA LITURGIA DO CULTO JUDÁICO (EXODO 30.23) OS QUARTOS ERAM PERFUMADOS COM ESSENCIA DE CANELA (Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela.PROV 7.17)

CANELA

Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos, ( EXODO 30.23)



O nardo, e o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias ( CANTARES 4.14)

CINAMOMO

INFORMAÇÕES DO GEOCITIES :
Nome Científico: Cinnamomum zeylanicum-Breye
Família: Lauraceae
Nomes populares: Canela, canela de ceião, caneleiro

Características:
Árvore de porte médio, atingindo de 8 a 15 metros de altura por 40 cm de diâmetro. Casca pálida e sem pêlos;
Folhas simples, opostas, ovadolanceolada, contendo três nervuras salientes; apresentam consistência coriácea, e aspecto luzídio na página superior;
Flores pequenas, branco-amareladas, formando pequenas panículas (Carriconde et al, 1995 in Silva, É. B da, 1997).

'Comentários:
Carriconde et al, (1995), diz que a canela é originária do Sri Lanka ( antigo Ceilão ) , introduzida no Brasil pelos jesuítas. Nos dias atuais produz-se canela a partir de plantas nacionais, sem a mesma qualidade do produto originário do Ceilão. São usadas as cascas (caule e ramos) e folhas; a casca possui óleo essencial , taninos, açúcares, cumarinas, diterpenos, sesquiterpenos e minerais. A folha também contém óleo essencial em quantidades diferentes aos da casca em elementos químicos. Tem como terapêuticas: antibacteriana, antifúngica; estomática, carminativa, espasmolítica.
Segundo Cruz, G.L., a ocasião propícia à extração das cascas, é quando se completa um lustro da data do plantio da árvore, então se cortam os ramos e se separam as cascas, que são postas a secar. Sob a ação do sol, elas enrolam e posteriormente são vendidas. É uma planta estimulante, tônica. É recomendada no combate às gripes, resfriados, tosses, afecções catarrais, hemorragia pós-parto e escorbuto. É ainda estimulante da circulação.
Albuquerque (1989) in Silva, É. B da, (1997), afirma que o chá feito com as folhas ou cascas é ótimo para combater o reumatismo e a pressão alta.
Sousa et. al (1991) in Silva, É. B da, (1997), comenta que o princípio ativo da planta usada em altas doses provoca irritação das mucosas e hematúrias.
Composição Química:
Óleo essencial - encontrado na casca e na folha
Taninos
Açucares
Cumarinas
Diterpenos e Sesquiterpenos
Minerais


CEBOLA /ALHO

CEBOLA
NOME CIENTÍFICO “alium cepa” , PLANTA DE RAIZ BULBOSA, MUITO CONSUMIDA PELOS EGÍPCIOS DE ONDE OS HEBREUS ADQUIRIRAM ESTE HÁBITO ALIMENTAR. (HERÓDOTO 2.125) NÚMEROS 11.5

Números 11:5
Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.
Originária do centro da Ásia, a cebola é o principal condimento utilizado pelos brasileiros e, de modo geral, pela maioria dos povos. A cebola chegou ao continente europeu, de onde foi trazida para as Américas pelos primeiros colonizadores. No Brasil, era cultivada, inicialmente, apenas nos estados da Região Sul, mas, aos poucos, foi se expandindo e atualmente é cultivada desde o Nordeste até o extremo sul do país.
Trata-se de uma planta anual, para produção de bulbos, e bienal, para produção de sementes. O bulbo é formado pela bainha das folhas, que se tornam carnosas e suculentas, sobrepondo-se umas às outras e recobertas, exteriormente, por escamas secas, de coloração amarela, roxa ou branca, dependendo da variedade.A cebola contém 87,5% de água e é composta de proteína, cálcio, flavonóides e vitaminas. Esta cultura se desenvolve melhor em solos bem profundos, bem drenados e ricos em matéria orgânica e se adapta melhor em regiões de clima temperado ou subtropical e não suporta solo encharcado.
O plantio é feito por mudas ou pequenos bulbos, cultivados em semeadeira por cerca de 40 dias. A adubação deve ser feita antes do plantio e repetida após 30 dias. A colheita é feita quando as folhas começam a amarelar e a ficar secas. O tempo que a cebola leva para completar esse processo varia para cada espécie.
ALHO
PALAVRA HEBRAICA "shom", CIENTIFICAMENTE É CHAMADA DE "allium sativum", PERTENCE AO GENERO DAS CEBOLAS, TENDO UM GOSTO E ODOR MAIS FORTE.


PLANTAÇÃO DE ALHO




ERA CULTIVADA NA ASIA CENTRAL, MEDITERANEO E NO EGITO. OS EGÍPCIOS ERAM APRECIADORES DESTA PLANTA DE BULBO COM "dentes", SENDO QUE NO PERÍODO QUE OS HEBREUS VIVIAM NO CATIVEIRO ADQUIRIRAM O HÁBITO ALIMENTAR DE COMER CEBOLA E ALHO



CEDRO



CEDRO




CEDRO DO LÍBANO!






E contra todos os cedros do Líbano, altos e sublimes; e contra todos os carvalhos de Basã; ISAÍAS 2.13;




Assim diz o Senhor DEUS: Também eu tomarei um broto do topo do cedro, e o plantarei; do principal dos seus renovos cortarei o mais tenro, e o plantarei sobre um monte alto e sublime EZEQUIEL 17.22;




Eis que a Assíria era um cedro no Líbano, de ramos formosos, de sombrosa ramagem e de alta estatura, e a sua copa estava entre os ramos espessos. EZEQUIEL 31.3










DA SUA MADEIRA SE CONSTRUIU PALACIOS E TEMPLOS II SAMUEL 5.7; I REIS 5.5,6; 7.1-12; ESDRAS 3.7S UA MADEIRA DEU ACABAMENTO INTERNO NO TEMPLO E NO PALACIO DO BOSQUE ( I REIS 6.9,10, 18; 7.2,7)
MAS TAMBÉM DO SEU TRONCO SE EXTRAIA A MATERIA PRIMA PAR FABRICAÇÃO DE ÍDOLOS E NAVIOS ( ISAIAS 44.14; EZEQUIEL 27.5) COMO O CEDRO ERA ÁRVORE AROMÁTICA, TAMBÉM FORNECIA MADEIRA PARA CERIMÔNIA DAS PURIFICAÇÕES ( CANTARES 4.11; OSEIAS 14.7; LEVÍTICOS 14.4; NÚMEROS 19.6)
O SEU NOME CIENTÍFICO É : “abies cedrus” OU “cedrus libani”. EM HEBRAICO CHAMAVA-SE “erez” E EM ÁRABE “arz.”. ÁRVORE DE COPA REDONDA, FOLHAS GRANDE E DE FORMATO CÔNICO, NATIVA DO TAURO E DO LÍBANO.
O RESTAURANTE ÁRABE BRASSERIE VICTORIA DIZ O SEGUINTE NO SEU SITE:
O Cedro do Líbano
Conhecida como árvore da vida, o Cedro do Líbano, ou Cedrus libani é uma arvore majestosa e antiqüíssima.
Há cerca de 3.000 a.C. esta árvore já era conhecida. Dentre a família dos cedros a árvore do Líbano é a mais longeva, vive centenas de anos.

Foi o forte do comércio fenício na antiguidade. Na construção do grande templo de Salomão o cedro do Líbano foi a madeira que mais teve aplicação. Os papiros comprovam a grande comercialização entre o Líbano e o Egito desta madeira.

Está mencionada muitas vezes na Bíblia Sagrada e em muitas mitologias, dizem que é o símbolo de força e de eternidade.
AS ESCRITURAS SAGRADAS FAZEM 101 REFERENCIAS AO CEDRO:

Levítico 14:49
Depois tomará, para expiar a casa, duas aves, e pau de cedro, e carmesim e hissopo;
1 Reis 4:33
Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais e das aves, e dos répteis e dos peixes.
1 Reis 6:9
Assim, pois, edificou a casa, e a acabou; e cobriu a casa com pranchões e tabuados de cedro.
1 Reis 6:10
Também edificou as câmaras em volta de toda a casa, de cinco côvados de altura, e as ligou à casa com madeira de cedro.
1 Reis 6:16
Edificou mais vinte côvados de tábuas de cedro nos lados da casa, desde o soalho até às paredes; e por dentro lhas edificou para o oráculo, para o Santo dos Santos.
1 Reis 6:18
E o cedro da casa por dentro era lavrado de botões e flores abertas; tudo era cedro, pedra nenhuma se via.
1 Reis 7:2
Também edificou a casa do bosque do Líbano de cem côvados de comprimento, e de cinqüenta côvados de largura, e de trinta côvados de altura, sobre quatro ordens de colunas de cedro, e vigas de cedro sobre as colunas.
1 Reis 7:3
E por cima estava coberta de cedro sobre as vigas, que estavam sobre quarenta e cinco colunas, quinze em cada ordem.
1 Reis 7:7
Também fez o pórtico para o trono onde julgava, isto é, o pórtico do juízo, que estava revestido de cedro de soalho a soalho.
1 Reis 7:11
E em cima delas pedras de grande valor, lavradas segundo as medidas, e madeira de cedro.
2 Reis 14:9
Porém Jeoás, rei de Israel, enviou a Amazias, rei de Judá, dizendo: O cardo que estava no Líbano mandou dizer ao cedro que estava no Líbano: Dá tua filha por mulher a meu filho; mas os animais do campo, que estavam no Líbano, passaram e pisaram o cardo.
1 Crônicas 14:1
¶ Então Hirão, rei de Tiro, mandou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e pedreiros, e carpinteiros, para lhe edificarem uma casa.
1 Crônicas 22:4
E madeira de cedro sem conta; porque os sidônios e tírios traziam a Davi madeira de cedro em abundância.
2 Crônicas 25:18
Porém Jeoás, rei de Israel, mandou dizer a Amazias, rei de Judá: O cardo que estava no Líbano mandou dizer ao cedro que estava no Líbano: Dá tua filha por mulher a meu filho; porém os animais do campo, que estavam no Líbano passaram e pisaram o cardo.
Esdras 3:7
Deram, pois, o dinheiro aos pedreiros e carpinteiros, como também comida e bebida, e azeite aos sidônios, e aos tírios, para trazerem do Líbano madeira de cedro ao mar, para Jope, segundo a concessão que lhes tinha feito Ciro, rei da Pérsia.
Salmos 29:5
A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR quebra os cedros do Líbano.
Salmos 92:12
O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.
Cânticos 8:9
Se ela for um muro, edificaremos sobre ela um palácio de prata; e, se ela for uma porta, cercá-la-emos com tábuas de cedro.
Ezequiel 17:3
E disse: Assim diz o Senhor DEUS: Uma grande águia, de grandes asas, de plumagem comprida, e cheia de penas de várias cores, veio ao Líbano e levou o mais alto ramo de um cedro.
Ezequiel 17:22
¶ Assim diz o Senhor DEUS: Também eu tomarei um broto do topo do cedro, e o plantarei; do principal dos seus renovos cortarei o mais tenro, e o plantarei sobre um monte alto e sublime.

Levítico 14:4
Então o sacerdote ordenará que por aquele que se houver de purificar se tomem duas aves vivas e limpas, e pau de cedro, e carmesim, e hissopo.
Levítico 14:6
E tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o carmesim, e o hissopo, e os molhará, com a ave viva, no sangue da ave que foi degolada sobre as águas correntes.
Levítico 14:51
Então tomará pau de cedro, e o hissopo, e o carmesim, e a ave viva, e os molhará no sangue da ave degolada e nas águas correntes, e espargirá a casa sete vezes;
Levítico 14:52
Assim expiará aquela casa com o sangue da ave, e com as águas correntes, e com a ave viva, e com o pau de cedro, e com o hissopo, e com o carmesim.
Números 19:6
E o sacerdote tomará pau de cedro, e hissopo, e carmesim, e os lançará no meio do fogo que queima a novilha.
1 Reis 5:8
E enviou Hirão a Salomão, dizendo: Ouvi o que me mandaste dizer. Eu farei toda a tua vontade acerca das madeiras de cedro e de cipreste.
1 Reis 5:10
¶ Assim deu Hirão a Salomão madeira de cedro e madeira de cipreste, conforme a toda a sua vontade.
1 Reis 6:15
¶ Também cobriu as paredes da casa por dentro com tábuas de cedro; desde o soalho da casa até ao teto tudo cobriu com madeira por dentro; e cobriu o soalho da casa com tábuas de cipreste.
1 Reis 6:20
E o oráculo no interior era de vinte côvados de comprimento, e de vinte côvados de largura, e de vinte côvados de altura; e o revestiu de ouro puro; também revestiu de cedro o altar.
1 Reis 6:36
Também edificou o pátio interior de três ordens de pedras lavradas e de uma ordem de vigas de cedro.
1 Reis 7:12
Havia três ordens de pedras lavradas, com uma ordem de vigas de cedro; assim era também o pátio interior da casa do SENHOR e o pórtico daquela casa.
1 Reis 9:11
(Para o que Hirão, rei de Tiro, trouxera a Salomão madeira de cedro e de cipreste, e ouro, segundo todo o seu desejo); então deu o rei Salomão a Hirão vinte cidades na terra da Galiléia.
1 Crônicas 17:1
¶ Sucedeu, pois, que, morando Davi já em sua casa, disse ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedro, mas a arca da aliança do SENHOR está debaixo de cortinas.
1 Crônicas 17:6
Por todas as partes por onde andei com todo o Israel, porventura falei alguma palavra a algum dos juízes de Israel, a quem ordenei que apascentasse o meu povo, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?
2 Crônicas 2:8
Manda-me também madeiras de cedro, de cipreste, e algumins do Líbano; porque bem sei eu que os teus servos sabem cortar madeira no Líbano; e eis que os meus servos estarão com os teus servos.
Jó 40:17
Quando quer, move a sua cauda como cedro; os nervos das suas coxas estão entretecidos.
Isaías 41:19
Plantarei no deserto o cedro, a acácia, e a murta, e a oliveira; porei no ermo juntamente a faia, o pinheiro e o álamo.
Jeremias 22:14
Que diz: Edificarei para mim uma casa espaçosa, e aposentos largos; e que lhe abre janelas, forrando-a de cedro, e pintando-a de vermelhão.
Ezequiel 31:3
Eis que a Assíria era um cedro no Líbano, de ramos formosos, de sombrosa ramagem e de alta estatura, e a sua copa estava entre os ramos espessos.
Amós 2:9
¶ Todavia eu destruí diante dele o amorreu, cuja altura era como a altura dos cedros, e que era forte como os carvalhos; mas destruí o seu fruto por cima, e as suas raízes por baixo

Números 24:6
Como ribeiros se estendem, como jardins à beira dos rios; como árvores de sândalo o SENHOR os plantou, como cedros junto às águas;
Juízes 9:15
E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós, vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano.
2 Samuel 5:11
¶ E Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e carpinteiros, e pedreiros que edificaram a Davi uma casa.
2 Samuel 7:2
Disse o rei ao profeta Natã: Eis que eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus mora dentro de cortinas.
2 Samuel 7:7
E em todo o lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei porventura alguma palavra a alguma das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?
1 Reis 5:6
Dá ordem, pois, agora, que do Líbano me cortem cedros, e os meus servos estarão com os teus servos, e eu te darei o salário dos teus servos, conforme a tudo o que disseres; porque bem sabes tu que entre nós ninguém há que saiba cortar a madeira como os sidônios.
1 Reis 10:27
E fez o rei que em Jerusalém houvesse prata como pedras; e cedros em abundância como sicômoros que estão nas planícies.
2 Reis 19:23
Por meio de teus mensageiros afrontaste o Senhor, e disseste: Com a multidão de meus carros subi ao alto dos montes, aos lados do Líbano, e cortarei os seus altos cedros e as suas mais formosas faias, e entrarei nas suas pousadas extremas, até no bosque do seu campo fértil.
2 Crônicas 1:15
E fez o rei que houvesse ouro e prata em Jerusalém como pedras; e cedros em tanta abundância como sicômoros que há pelas campinas.
2 Crônicas 2:3
E Salomão mandou dizer a Hirão, rei de Tiro: Como fizeste com Davi meu pai, mandando-lhe cedros, para edificar uma casa em que morasse, assim também faze comigo.
2 Crônicas 9:27
Também o rei fez que houvesse prata em Jerusalém como pedras, e cedros em tanta abundância como os sicômoros que há pelas campinas.
Salmos 80:10
Os montes foram cobertos da sua sombra, e os seus ramos se fizeram como os formosos cedros.
Salmos 104:16
As árvores do SENHOR fartam-se de seiva, os cedros do Líbano que ele plantou,
Cânticos 1:17
As traves da nossa casa são de cedro, as nossas varandas de cipreste.
Cânticos 5:15
As suas pernas como colunas de mármore colocadas sobre bases de ouro puro; o seu aspecto como o Líbano, excelente como os cedros.
Isaías 2:13
E contra todos os cedros do Líbano, altos e sublimes; e contra todos os carvalhos de Basã;
Isaías 9:10
Os tijolos caíram, mas com cantaria tornaremos a edificar; cortaram-se os sicômoros, mas em cedros as mudaremos.
Sofonias 2:14
E no meio dela repousarão os rebanhos, todos os animais das nações; e alojar-se-ão nos seus capitéis assim o pelicano como o ouriço; o canto das aves se ouvirá nas janelas; e haverá desolação nos limiares, quando tiver descoberto a sua obra de cedro.
Zacarias 11:1
¶ Abre, ó Líbano, as tuas portas para que o fogo consuma os teus cedros.
Zacarias 11:2
Geme, ó cipreste, porque o cedro caiu, porque os mais poderosos são destruídos; gemei, ó carvalhos de Basã, porque o bosque forte é derrubado.

Levítico 14:3
E o sacerdote sairá fora do arraial, e o examinará, e eis que, se a praga da lepra do leproso for sarada,
Levítico 14:5
Mandará também o sacerdote que se degole uma ave num vaso de barro sobre águas vivas,
Levítico 14:46
E o que entrar naquela casa, em qualquer dia em que estiver fechada, será imundo até à tarde.
Levítico 14:48
Porém, tornando o sacerdote a entrar na casa e examinando-a, se a praga não se tem estendido, depois que a casa foi rebocada, o sacerdote a declarará por limpa, porque a praga está curada.
Levítico 23:40
E no primeiro dia tomareis para vós ramos de formosas árvores, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas, e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o SENHOR vosso Deus por sete dias.
Números 19:5
Então queimará a novilha perante os seus olhos; o seu couro, e a sua carne, e o seu sangue, com o seu esterco, se queimará.
2 Samuel 5:6
¶ E partiu o rei com os seus homens a Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra; e falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão, querendo dizer: Não entrará Davi aqui.
2 Samuel 7:4
¶ Porém sucedeu naquela mesma noite, que a palavra do SENHOR veio a Natã, dizendo:
1 Crônicas 22:3
E aparelhou Davi ferro em abundância, para os pregos das portas das entradas, e para as junturas; como também cobre em abundância, que não foi pesado;
Salmos 37:35
Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.
Salmos 148:9
Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros;
Isaías 14:8
Até as faias se alegram sobre ti, e os cedros do Líbano, dizendo: Desde que tu caíste ninguém sobe contra nós para nos cortar.
Isaías 37:24
Por meio de teus servos afrontaste o Senhor, e disseste: Com a multidão dos meus carros subi eu aos cumes dos montes, aos últimos recessos do Líbano; e cortarei os seus altos cedros e as suas faias escolhidas, e entrarei na altura do seu cume, ao bosque do seu campo fértil.
Isaías 44:14
Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer.
Jeremias 22:7
Porque preparei contra ti destruidores, cada um com as suas armas; e cortarão os teus cedros escolhidos, e lançá-los-ão no fogo.
Jeremias 22:15
Porventura reinarás tu, porque te encerras em cedro? Acaso teu pai não comeu e bebeu, e não praticou o juízo e a justiça? Por isso lhe sucedeu bem.
Jeremias 22:23
O tu, que habitas no Líbano e fazes o teu ninho nos cedros, quão lastimada serás quando te vierem as dores e os ais como da que está de parto.
Ezequiel 27:5
Fabricaram todos os teus conveses de faias de Senir; trouxeram cedros do Líbano para te fazerem mastros.
Ezequiel 27:24
Estes eram teus mercadores em roupas escolhidas, em pano de azul, e bordados, e em cofres de roupas preciosas, amarrados com cordas e feitos de cedros, entre tua mercadoria.
Ezequiel 31:8
Os cedros, no jardim de Deus, não o podiam obscurecer; as faias não igualavam os seus ramos, e os castanheiros não eram como os seus renovos; nenhuma árvore no jardim de Deus se assemelhou a ele na sua formosura.

1 Reis 5:5
E eis que eu intento edificar uma casa ao nome do SENHOR meu Deus, como falou o SENHOR a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, ele edificará uma casa ao meu nome.
1 Reis 6:13
E habitarei no meio dos filhos de Israel, e não desampararei o meu povo de Israel.
1 Reis 6:14
Assim edificou Salomão aquela casa, e a acabou.
1 Reis 6:34
E eram as duas portas de madeira de cipreste; e as duas folhas de uma porta eram dobradiças, assim como eram também dobradiças as duas folhas entalhadas das outras portas.
1 Reis 7:9
Todas estas coisas eram de pedras de grande valor, cortadas à medida, serradas à serra por dentro e por fora; e isto desde o fundamento até às beiras do teto, e por fora até ao grande pátio.
1 Reis 7:10
Também estava fundado sobre pedras finas, pedras grandes; sobre pedras de dez côvados e pedras de oito côvados.
1 Reis 9:9
E dirão: Porque deixaram ao SENHOR seu Deus, que tirou da terra do Egito a seus pais, e se apegaram a deuses alheios, e se encurvaram perante eles, e os serviram; por isso trouxe o SENHOR sobre eles todo este mal.
1 Crônicas 17:3
Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra de Deus veio a Natã, dizendo:
2 Crônicas 2:7
Manda-me, pois, agora um homem hábil para trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em púrpura, em carmezim e em azul; e que saiba lavrar ao buril, juntamente com os peritos que estão comigo em Judá e em Jerusalém, os quais Davi, meu pai, preparou.
Jó 40:14
Então também eu a ti confessarei que a tua mão direita te poderá salvar.
Isaías 41:15
Eis que farei de ti um trilho novo, que tem dentes agudos; os montes trilharás e moerás; e os outeiros tornarás como a pragana.
Jeremias 22:12
Mas no lugar para onde o levaram cativo ali morrerá, e nunca mais verá esta terra.
Ezequiel 17:2
Filho do homem, propõe um enigma, e profere uma parábola para com a casa de Israel.
Ezequiel 17:19
Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Vivo eu, que o meu juramento, que desprezou, e a minha aliança, que quebrou, isto farei recair sobre a sua cabeça.
Ezequiel 17:20
E estenderei sobre ele a minha rede, e ficará preso no meu laço; e o levarei a babilônia, e ali entrarei em juízo com ele por causa da rebeldia que praticou contra mim.
Ezequiel 27:23
Harã, e Cane e Éden, os mercadores de Sabá, Assur e Quilmade negociavam contigo.
Ezequiel 31:2
Filho do homem, dize a Faraó, rei do Egito, e à sua multidão: A quem és semelhante na tua grandeza?
Ezequiel 31:15
Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que ele desceu ao inferno, fiz eu que houvesse luto; fiz cobrir o abismo, por sua causa, e retive as suas correntes, e detiveram-se as muitas águas; e cobri o Líbano de preto por causa dele, e todas as árvores do campo por causa dele desfaleceram.
Oséias 14:5
Eu serei para Israel como o orvalho. Ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o Líbano.
Apocalipse 18:12
Mercadorias de ouro, e de prata, e de pedras preciosas, e de pérolas, e de linho fino, e de púrpura, e de seda, e de escarlata; e toda a madeira odorífera, e todo o vaso de marfim, e todo o vaso de madeira preciosíssima, de bronze e de ferro, e de mármore;

CEVADA










CEVADA





CEREAL QUE EM HEBRAICO CHAMAVA-SE “seorah” E OS GREGOS CHAMAVAM-NA DE “krithai”. EXISTEM VÁRIAS ESPÉCIES DE CEVADA, ALGUMAS CHAMADAS CIENTIFICAMENTE DE “lordeum athaburense” DO MONTE TABOR E O “hordeum distichum”. SEGUNDO O ESCRITOR DE ANTIGUIDADE, TRISTÃO, HAVIA SEIS ESPÉCIES DE CEVADA NA PALESTINA:ERA CULTIVADA DA PALESTINA ( RUTE 1.22)ERA CULTIVADA NO EGITO ( EXODO 9.31)DOS GRÃOS DA CEVADA SE FAZIA UMA FARINHA QUE ERA UTILIZADA NO FABRICO DE PÃES E BOLOS ( JUIZES 7.13 E JOSUÉ 6.9)















O PORTAL SAN FRANCISCO INFORMA O SEGUINTE SOBRE A CEVADA:










A cevada (Hordeum vulgare) é uma gramínea cerealífera e representa a quinta maior colheita e uma das principais fontes de alimento para pessoas e animais. Pertence à família das gramíneas e a área cultivada no mundo chega a 530000 km². O seu período de germinação é de 1 a 3 dias. Suas flores são dispostas em espigas, na extremidade do colmo, e os frutos, amarelados e ovóides, fornecem uma farinha alimentícia que é utilizado na fabricação da cerveja, e os grãos torrados e moídos são usados na fabricação de Café natural sem cafeína.
Principais produtores de cevada:
Rússia 72,000 km²





Canadá 45,000 km²





Ucrânia 37,000 km²





Turquia 36,000 km²





Espanha 33,000 km²





Austrália 30,000 km²





Marrocos 23,000 km²





Estados Unidos da América 21,000 km²









Iraque 12,000 km²





Irã 10,000 km²




















A BIBLIA FAZ 45 CITAÇÕES SOBRE A CEVADA:






Êxodo 9:31
E o linho e a cevada foram feridos, porque a cevada já estava na espiga, e o linho na haste.
Levítico 27:16
Se também alguém santificar ao SENHOR uma parte do campo da sua possessão, então a tua avaliação será segundo a sua semente: um ômer de semente de cevada será avaliado por cinqüenta siclos de prata.
Números 5:15
Então aquele homem trará a sua mulher perante o sacerdote, e juntamente trará a sua oferta por ela; uma décima de efa de farinha de cevada, sobre a qual não deitará azeite, nem sobre ela porá incenso, porquanto é oferta de alimentos por ciúmes, oferta memorativa, que traz a iniqüidade em memória.
Deuteronômio 8:8
Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel.
Juízes 7:13
Chegando, pois, Gideão, eis que estava contando um homem ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída.
Rute 1:22
Assim Noemi voltou, e com ela Rute a moabita, sua nora, que veio dos campos de Moabe; e chegaram a Belém no princípio da colheita das cevadas.
Rute 2:17
¶ E esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; e debulhou o que apanhou, e foi quase um efa de cevada.


Rute 2:23
Assim, ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra.
Rute 3:2
Ora, pois, não é Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela? Eis que esta noite padejará a cevada na eira.
Rute 3:15
Disse mais: Dá-me a capa que tens sobre ti, e segura-a. E ela a segurou; e ele mediu seis medidas de cevada, e lhas pôs em cima; então foi para a cidade.
Rute 3:17
Disse mais: Estas seis medidas de cevada me deu, porque me disse: Não vás vazia à tua sogra.
2 Samuel 14:30
Então disse aos seus servos: Vedes ali o pedaço de campo de Joabe pegado ao meu, e tem cevada nele; ide, e ponde-lhe fogo. E os servos de Absalão puseram fogo ao pedaço de campo.
2 Samuel 17:28
Tomaram camas e bacias, e vasilhas de barro, e trigo, e cevada, e farinha, e grão torrado, e favas, e lentilhas, também torradas,
2 Samuel 21:9
E os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o SENHOR; e caíram estes sete juntamente; e foram mortos nos dias da sega, nos dias primeiros, no princípio da sega das cevadas.
1 Reis 4:23
Dez bois cevados, e vinte bois de pasto, e cem carneiros; afora os veados e as cabras montesas, e os corços, e aves cevadas.
1 Reis 4:28
E traziam a cevada e a palha para os cavalos e para os ginetes, para o lugar onde estava, cada um segundo o seu cargo.
2 Reis 4:42
E um homem veio de Baal-Salisa, e trouxe ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes na sua palha, e disse: Dá ao povo, para que coma.
2 Reis 7:1
¶ Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria.
2 Reis 7:16
Então saiu o povo, e saqueou o arraial dos sírios; e havia uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, conforme a palavra do SENHOR.
Oséias 3:2
E comprei-a para mim por quinze peças de prata, e um ômer, e meio ômer de cevada;










Rute 2:18
E tomou-a, e veio à cidade; e viu sua sogra o que tinha apanhado; também tirou, e deu-lhe o que sobejara depois de fartar-se.
1 Samuel 28:24
E tinha a mulher em casa um bezerro cevado, e se apressou, e o matou, e tomou farinha, e a amassou, e a cozeu em bolos ázimos.
1 Reis 1:9
E matou Adonias ovelhas, e vacas, e animais cevados, junto à pedra de Zoelete, que está perto da fonte de Rogel; e convidou a todos os seus irmãos, os filhos do rei, e a todos os homens de Judá, servos do rei.
1 Reis 1:19
E matou vacas, e animais cevados, e ovelhas em abundância, e convidou a todos os filhos do rei, e a Abiatar, o sacerdote, e a Joabe, capitão do exército, mas a teu servo Salomão não convidou.
1 Crônicas 11:13
Este esteve com Davi em Pas-Damim, quando os filisteus ali se ajuntaram à peleja, onde havia um pedaço de campo cheio de cevada; e o povo fugiu de diante dos filisteus.
2 Crônicas 2:10
E eis que a teus servos, os cortadores, que cortarem a madeira, darei vinte mil coros de trigo malhado, vinte mil coros de cevada, vinte mil batos de vinho e vinte mil batos de azeite.
2 Crônicas 2:15
Agora, pois, meu senhor, mande para os seus servos o trigo, a cevada, o azeite e o vinho, de que falou;
2 Crônicas 27:5
Ele também guerreou contra o rei dos filhos de Amom, e prevaleceu sobre eles, de modo que os filhos de Amom naquele ano lhe deram cem talentos de prata, e dez mil coros de trigo, e dez mil de cevada; isto lhe trouxeram os filhos de Amom também no segundo e no terceiro ano.
Jó 31:40
Por trigo me produza cardos, e por cevada joio. Acabaram-se as palavras de Jó.
Provérbios 27:22
¶ Ainda que repreendas o tolo como quem bate o trigo com a mão de gral entre grãos pilados, não se apartará dele a sua estultícia.
Isaías 28:25
Não é antes assim: quando já tem nivelado a sua superfície, então espalha nela ervilhaca, e semeia cominho; ou lança nela do melhor trigo, ou cevada escolhida, ou centeio, cada qual no seu lugar?
Jeremias 41:8
Mas houve entre eles dez homens que disseram a Ismael: Não nos mates, porque temos, no campo, tesouros, trigo, cevada, azeite e mel. E ele por isso os deixou, e não os matou entre seus irmãos.
Ezequiel 4:9
¶ E tu, toma trigo, e cevada, e favas, e lentilhas, e milho e aveia, e coloca-os numa vasilha, e faze deles pão; conforme o número dos dias que tu te deitares sobre o teu lado, trezentos e noventa dias, comerás disso.
Ezequiel 4:12
E o que comeres será como bolos de cevada, e cozê-los-ás sobre o esterco que sai do homem, diante dos olhos deles.
Ezequiel 13:19
E vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer, e para guardardes em vida as almas que não haviam de viver, mentindo assim ao meu povo que escuta a mentira?
Ezequiel 45:13
¶ Esta será a oferta que haveis de oferecer: a sexta parte de um efa de cada ômer de trigo; também dareis a sexta parte de um efa de cada ômer de cevada.
Joel 1:11
Envergonhai-vos, lavradores, gemei, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu.
João 6:9
Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?
João 6:13
Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.
Apocalipse 6:6
E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.




















CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA DA CEVADA:










Classificação científica Reino: Plantae





Divisão: Magnoliophyta





Classe: Liliopsida





Ordem: Poales





Família: Poaceae





Gênero: Hordeum
Espécies
Hordeum





arizonicumHordeum





brachyantherumHordeum





bulbosumHordeum





californicaHordeum





depressumHordeum





intercedensHordeum





jubatumHordeum





marinumHordeum





murinumHordeum





pusillumHordeum





secalinumHordeum





spontaneumHordeum vulgare